Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

dado de pesquisa

 

Definir dado de pesquisa é um “desafio”.

O desafio é:

- Não há um consenso sobre a definição
- Varia de acordo com a disciplina
- Varia de acordo com o financiador de pesquisa

 

“Dados da pesquisa, ao contrário de outros tipos de informação, são coletados, observados, ou criados, para fins de análise para produzir resultados de pesquisa originais” (University of Edinburgh).

 

“Dados da pesquisa é definido como material factual registrado comumente retido e aceito pela comunidade científica como necessário para validar os resultados da investigação, embora a maioria desses dados seja criada em formato digital, todos os dados de pesquisa são incluídos independentemente do formato em que foram criados”. Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC)


Amplas categorias dentro do espectro de dados de pesquisa, a partir de ciências físicas (astronomia), são providas pelo Dr. Jonathan Tedds, da Universidade de Leicester:

- Dados crus (raw) ou processados inicialmente produzidos em uma instalação de pesquisa, como um observatório.


- Dados processados “prontos para pesquisa” (Research ready), que foram totalmente calibrados, combinados e limpos/anotados.


- Conjunto de dados de saída publicados - na sequência de uma análise detalhada da pesquisa conjuntos de dados prontos.


- Catálogo publicado do tipo representação de conjunto publicado de dados de saída.

 

Para saber mais, acesse: http://www2.le.ac.uk/services/research-data/rdm/what-is-rdm/research-data




IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de  medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis . Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida , entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ acessando a página eletrônica  da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, das 09h00 às 17h00.

UFRJ TIC - Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ