O que é curadoria digital para dados de pesquisa?

 

Curadoria Digital envolve a manutenção, preservação e agregação de valor aos dados de pesquisa digital em toda sua vida útil.


A gestão ativa de dados de pesquisa reduz ameaças ao seu valor de pesquisa de longo prazo e reduz o risco de obsolescência digital. Enquanto isso, os dados com a curadoria depositados em repositórios digitais de confiança podem ser compartilhados entre as comunidade mais ampla de pesquisa.

Bem como para reduzir a duplicação de esforços na criação de dados de pesquisa, a curadoria aumenta o valor de longo prazo dos dados existentes, tornando-os disponíveis para novas pesquisas de alta qualidade.

 

Para saber mais, acesse: http://www.dcc.ac.uk/



O ciclo de vida da curadoria digital

Curadoria digital e preservação de dados são processos em andamento, que exige considerável reflexão, investimento de tempo e recursos adequados. Você deve estar ciente, e comprometer-se em ações para promover a curadoria e a preservação ao longo do ciclo de vida dos dados.

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de  medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis . Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida , entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ acessando a página eletrônica  da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, das 09h00 às 17h00.

UFRJ TIC - Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ