A Diretoria de Banco de Dados, após o recebimento de uma solicitação, concede acesso a uma base de dados, a fim de possibilitar que um desenvolvedor possa acessar e utilizar as informações desta base de dados.

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A Diretoria de Banco de Dados, após o recebimento de uma solicitação do Interventor (Equipe IC), cria uma base de dados para um sistema desenvolvido pela TIC, a fim de possibilitar que o novo sistema seja disponibilizado para uso na UFRJ.
Área responsável: Diretoria de Banco de Dados

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A Diretoria de Banco de Dados, após o recebimento de uma solicitação, exclui o acesso à base de dados, a fim de evitar que um desenvolvedor não autorizado possa acessar e utilizar as informações desta base de dados.

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A Diretoria de Banco de Dados, após o recebimento de uma solicitação, exclui uma base de dados, a fim de não manter base de dados ativas de sistemas descontinuados pela DevTIC.
Área responsável: Diretoria de Banco de Dados

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A Diretoria de Banco de Dados, após o recebimento de uma solicitação, restaura os dados de uma base de dados, a fim de atualizar uma base de testes ou homologação com os dados mais recentes da base de dados de produção de um sistema.
Área responsável: Diretoria de Banco de Dados

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A Diretoria de Desenvolvimento, após o recebimento de uma requisição de desenvolvimento de um novo sistema, realiza o levantamento dos requisitos para implementação do sistema conforme as necessidades do cliente, a fim de possibilitar que o novo sistema seja disponibilizado para sua utilização.
Área responsável: Diretoria de Sistemas

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A Diretoria de Desenvolvimento, após o recebimento de uma solicitação de suporte, corrige os erros encontrados e atualiza a versão do sistema no servidor de produção, a fim de possibilitar que o sistema atenda aos requisitos de funcionalidade esperados.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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Núcleo de Formulários Institucionais

O Núcleo de Formulários Institucionais da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, após o recebimento de uma solicitação de desenvolvimento de um formulário, realiza as atividades necessárias para que o formulário esteja disponível para ser respondido no período de tempo solicitado.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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Núcleo de Identidade Visual

O Núcleo de Identidade Visual da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, periodicamente, analisa recomendações de acessibilidade do Governo Federal e verifica como os usuários de sistemas avaliam a acessibilidade dos mesmos, desenvolvendo e disponibilizando novas ferramentas de acessibilidade, fornecendo treinamento e solicitando os ajustes necessários, para que os sites e sistemas sob responsabilidade da TIC fiquem de acordo com as regras de acessibilidade padronizadas pelo Governo Federal.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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O Núcleo de Identidade Visual da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, após o recebimento de uma solicitação de atualização de conteúdo do site da TIC, realiza as atividades necessárias, para que o site seja atualizado e que as informações estejam disponíveis.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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O Núcleo de Identidade Visual da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, durante o desenvolvimento de um novo site ou após o recebimento de uma solicitação de atualização de conteúdo de site desenvolvido para um Setor da UFRJ fora da TIC, realiza as atividades necessárias, para que o site seja atualizado e que as informações estejam disponíveis.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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O Núcleo de Identidade Visual da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, após o recebimento de uma solicitação de criação de um site de um Setor da UFRJ fora da TIC, realiza as atividades necessárias, para que o site seja criado de acordo com o solicitado.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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O Núcleo de Identidade Visual da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas define o padrão de identidade visual que deverá ser aplicado a todos os sistemas desenvolvidos pela TIC para uniformizar a apresentação dos sistemas.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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O Núcleo de Identidade Visual da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, periodicamente, analisa a identidade visual e valida os padrões de acessibilidade dos sistemas desenvolvidos pela TIC, para que os sistemas sejam uniformes e atendam às recomendações de acessibilidade.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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Núcleo de Integração Contínua

O Núcleo de Integração Contínua da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, após a identificação da necessidade de atualização de um ambiente de deploy de sistema, realiza as atividades necessárias, para que o ambiente do sistema seja corretamente atualizado e disponibilizado para os usuários.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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O Núcleo de Integração Contínua da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, após o recebimento de uma solicitação de criação de um ambiente de deploy de sistema, realiza as atividades necessárias, para que o ambiente do sistema seja corretamente configurado e disponibilizado para os usuários.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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O Núcleo de Integração Contínua da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, após o recebimento de uma solicitação do Log de um sistema, realiza as configurações e atividades necessárias, para disponibilizar o Log solicitado.
Área responsável: Diretoria de Desenvolvimento

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma solicitação ou constatando a necessidade de arquivamento de um sistema, realiza as atividades necessárias para arquivar um sistema que não é mais utilizado, visando otimizar a utilização de recursos da TIC da UFRJ.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI por solicitação do Cliente ou necessidade interna, realiza as configurações necessárias, a fim de garantir que o backup seja realizado corretamente e de maneira automatizada.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma solicitação ou constatando a necessidade de despublicação de um sistema, realiza as atividades necessárias para despublicar um sistema que não é mais utilizado, visando otimizar a utilização de recursos da TIC da UFRJ.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma solicitação de espaço de armazenamento, avalia a viabilidade de disponibilização e realiza as atividades necessárias a fim de atender à necessidade do usuário.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma solicitação, realiza procedimentos técnicos para administrar os domínios (DNS – Domain Name System) sob sua responsabilidade.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI (DSTI), após o recebimento de uma solicitação de hospedagem de um site, realiza as atividades necessárias a fim de realizar a hospedagem do site solicitado.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de um equipamento, realiza as atividades necessárias para a instalação de um servidor de virtualização.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma solicitação de instanciação de um sistema, realiza as atividades necessárias a fim de possibilitar que o sistema esteja disponível para os usuários. Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma comunicação de necessidade de interrupção de serviços ou identificando a necessidade de uma manutenção preventiva, realiza as atividades necessárias para a interrupção e o restabelecimento dos serviços, a fim de possibilitar a realização da manutenção necessária.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma solicitação, realiza as atividades necessárias para realizar intervenções em Virtual Machine (VM) com gestão compartilhada (quando duas ou mais equipes têm acesso de administrador ao Sistema Operacional), visando corrigir problemas, efetuar atualizações e disponibilizar a sua utilização.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o detecção de uma falha em um servidor, avalia a viabilidade de reparação e executa as atividades necessárias para disponibilizar o servidor, a fim de que o servidor esteja operacional.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma solicitação ou constatando a necessidade de migração de um sistema, realiza as atividades necessárias a fim de possibilitar que o sistema esteja disponível para os usuários.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após a ocorrência de um desastre, realiza as atividades necessárias para o tratamento a fim de realizar a recuperação dos dados.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de alerta informando que um serviço está offline, verifica o status do serviço e realiza as atividades necessárias para colocar o serviço online novamente.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após a constatação de que houve uma falha no fornecimento de energia, verifica o impacto nos sistemas e equipamentos e realiza as atividades necessárias para que os sistemas fiquem operacionais, a fim de que os sistemas corporativos fiquem disponíveis para os usuários.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de um alerta de temperatura do sistema de monitoramento, verifica os serviços interrompidos, realizando as atividades necessárias para colocar os serviços online novamente.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI recebe uma solicitação, analisa a viabilidade de restaurar um backup e realiza as atividades necessárias a fim de atender a demanda.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, após o recebimento de uma solicitação de hospedagem de serviço de e-mail, realiza as atividades necessárias para configurar o serviço de e-mail, visando disponibilizar a sua utilização para os usuários.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A Diretoria de Serviços de TI, seguindo o planejamento da equipe ou por solicitação de um responsável por algum serviço de TIC, realiza teste de backup a fim de verificar se o backup encontra-se em condições de uso. Todo o trâmite do processo de recuperação é seguido e, caso necessário, o processo de backup como um todo é melhorado.
Área responsável: Diretoria de Serviços de TI

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A equipe BPMTIC, após o recebimento de uma solicitação, realiza o planejamento do mapeamento, a modelagem dos processos e sua publicação.

Área responsável: Equipe de Gestão de Processos

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A Diretoria de Gestão de Processos, após o recebimento de uma solicitação, realiza o planejamento e a execução de uma mentoria, visando apoiar os integrantes da equipe do setor requisitante que estejam envolvidos com mapeamento de processos, para que possam elaborar a modelagem de seus processos de negócio utilizando boas práticas e as ferramentas sugeridas e utilizadas pela equipe BPMTIC.
Área responsável: Diretoria de Gestão de Processos

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A Diretoria de Gestão de Processos, após o recebimento de uma solicitação, realiza o planejamento, a preparação do material a ser utilizado (do instrutor e do aluno) e a aplicação de treinamento, visando a apresentar conceitos de BPM, BPMN e ferramentas de gestão.
Área responsável: Diretoria de Gestão de Processos

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O Setor de Patrimônio, a partir do recebimento de solicitação de consignação de um bem permanente da TIC, realiza o empréstimo desse bem para outra Unidade da UFRJ, visando o gerenciamento e controle dos bens permanentes sob a responsabilidade da Superintendência de TIC.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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O Setor de Patrimônio, atendendo às normas vigentes, identifica se há bens ociosos, recuperáveis, antieconômicos e/ou irrecuperáveis; e realiza os procedimentos para o desfazimento, conforme o caso, e a baixa patrimonial de bens móveis permanentes que são inservíveis para a TIC, visando o gerenciamento e controle dos bens patrimoniais sob sua responsabilidade.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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O Setor de Patrimônio, a partir da devolução de um bem que estava sob guarda e uso de um servidor da TIC, realiza o recebimento e verificação de funcionamento do bem para posterior armazenamento, visando o gerenciamento e controle dos bens permanentes sob responsabilidade da Superintendência de TIC.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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O Setor de Patrimônio, a partir da devolução de um bem que estava sob guarda e uso de um servidor da TIC, realiza o recebimento e verificação de funcionamento do bem para posterior armazenamento, visando o gerenciamento e controle dos bens permanentes sob responsabilidade da Superintendência de TIC.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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O Setor de Patrimônio, após o recebimento de um bem permanente solicitado por uma Diretoria/Superintendência TIC, realiza a distribuição desse bem, resultante de processo de aquisição, para a Diretoria/Superintendência TIC requisitante, visando o gerenciamento e controle dos bens permanentes sob a responsabilidade da Superintendência de TIC.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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O Setor de Patrimônio, a partir de informação de chegada de bem permanente solicitado pela TIC, realiza o recebimento deste bem resultante de contratação realizada, visando o gerenciamento e controle dos bens permanentes adquiridos e encaminhados para a Superintendência de TIC.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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O Setor de Patrimônio, a partir do recebimento de uma solicitação, realiza a transferência de um bem patrimonial da TIC para outra Unidade da UFRJ, visando o gerenciamento e controle dos bens patrimoniais sob a responsabilidade da Superintendência de TIC.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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O Setor de Patrimônio, a partir do recebimento da informação da transferência de um bem de outra unidade da UFRJ para a TIC, realiza a transferência do bem patrimonial para a TIC quando este for recebido, visando o gerenciamento e controle dos bens patrimoniais sob a responsabilidade da Superintendência de TIC.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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O Setor de Patrimônio, a partir do recebimento da solicitação feita por servidor da TIC, realiza a entrega de bem armazenado para sua utilização, visando o gerenciamento e controle dos bens permanentes sob responsabilidade da Superintendência de TIC.
Área responsável: Diretoria de Logística/Setor de Patrimônio

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A Diretoria de Telefonia, a partir do recebimento do processo com as contas de telefone dos PABX das Unidades da UFRJ, compara os valores cobrados nas faturas com os valores que constam no contrato de prestação de serviço, para validar, com atesto e visto, se a cobrança está ocorrendo de acordo com os valores do contrato vigente.
Área responsável: Diretoria de Telefonia

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A Diretoria de Telefonia, a partir do recebimento de solicitação, realiza instalação de extensão, mudança de categoria, siga-me e outras facilidades, para disponibilizar ao cliente do serviço facilidades de telefonia.
Área responsável: Diretoria de Telefonia

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A Diretoria de Telefonia, a partir do recebimento de solicitação, realiza a instalação de ramal telefônico, atendendo às necessidades do cliente do serviço.
Área responsável: Diretoria de Telefonia

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A Diretoria de Telefonia realiza a instalação de um sistema VoIP com base nos estudos realizados e na infraestrutura apresentada, possibilitando a designação de novos ramais, oferecendo novas facilidades, assim como controles de telefonia, mantendo o sistema telefônico das Unidades da UFRJ operacional.
Área responsável: Diretoria de Telefonia

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A Diretoria de Telefonia, a partir da identificação de defeito na rede interna de telefonia, realiza o reparo da rede de telefonia, mantendo o serviço de telefonia das Unidades da UFRJ operacional.
Área responsável: Diretoria de Telefonia

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A Diretoria de Telefonia, a partir da identificação de defeito na central telefônica, realiza reparo no PABX, mantendo o serviço de telefonia das Unidades da UFRJ operacional.
Área responsável: Diretoria de Telefonia

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A Diretoria de Telefonia, após estudo realizado, analisa a possibilidade de substituição de uma linha direta por um ramal, visando à redução de custos dos serviços de telefonia contratados.
Área responsável: Diretoria de Telefonia

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A Diretoria de Telefonia, a partir da identificação de necessidade de troca dos sistemas telefônicos devido à dificuldade para aquisição de peças para sua manutenção (central não mais fabricada), realiza a análise para definir a aquisição de novo sistema telefônico e como será feita a substituição gradativa das centrais analógicas, para modernizar o sistema telefônico das Unidades da UFRJ.
Área responsável: Diretoria de Telefonia

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A Diretoria de Business Intelligence (BI), periodicamente, realiza auditoria de aplicações de BI e parametrização do ETL (Extract, Transform e Load), visando acompanhar e melhorar o desempenho das soluções de BI.
Área responsável: Diretoria de Business Intelligence

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A Diretoria de Business Intelligence (BI), a partir do recebimento de uma solicitação, realiza alterações na solução de BI desenvolvida e/ou corrige erros encontrados, para que a solução atenda aos requisitos de funcionalidades esperados.
Área responsável: Diretoria de Business Intelligence

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A Diretoria de Business Intelligence (BI), a partir do recebimento de uma solicitação, elabora consultas OLAP, painéis gráficos e relatórios com base em diferentes fontes de dados, para fornecer uma solução de BI que atenda ao gestor solicitante.
Área responsável: Diretoria de Business Intelligence

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A Diretoria Business Intelligence (BI), a partir do recebimento de uma solicitação, realiza a análise, identificação e correção de problemas de funcionamento das soluções de BI, para que as mesmas voltem a ficar disponíveis para serem utilizadas.
Área responsável: Diretoria de Business Intelligence

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A Diretoria de Governança, quando solicitada pela Superintendência da TIC da UFRJ, participa de um grupo de trabalho, visando elaborar um plano ou relatório institucional para atender às demandas de um órgão interno da UFRJ.
Área responsável: Diretoria de Governança

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A Diretoria de Governança, quando solicitada pelos órgãos de controle da UFRJ (auditoria e/ou ouvidoria) e/ou do Gabinete do Reitor, consolida e envia as informações que forem relacionadas à TIC, visando atender às demandas de órgão do governo federal (TCU e/ou CGU) e/ou dos órgãos internos da UFRJ.
Área responsável: Diretoria de Governança

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A Diretoria de Governança, quando solicitada por alguma unidade da UFRJ ou uma diretoria da TIC, presta uma consultoria, visando orientar e apoiar a elaboração de um novo procedimento a ser implantado.
Área responsável: Diretoria de Governança

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A Diretoria de Governança, quando solicitada pelos órgãos de controle da UFRJ e/ou do Gabinete do Reitor ou verificando que uma nova norma deve ser implantada na UFRJ, elabora um plano de trabalho para que uma solicitação seja atendida, visando atender às demandas de órgão do governo federal e/ou dos órgãos internos da UFRJ.
Área responsável: Diretoria de Governança

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A Diretoria de Governança, periodicamente em um período próximo ao final da vigência do PDTIC atual, após a análise dos resultados do PDTIC atual, solicita e consolida informações de todas as unidades da UFRJ, visando possibilitar a elaboração do PDTIC para o próximo período.
Área responsável: Diretoria de Governança

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A Diretoria de Governança, periodicamente durante o período de vigência do PDTIC, solicita e consolida informações de todas as diretorias da STIC, visando possibilitar o acompanhamento da execução do PDTIC.
Área responsável: Diretoria de Governança

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A Diretoria de Governança, ao receber determinação de órgãos de controle, supervisão e coordenação do Governo Federal através de Instruções Normativas, Decretos, Leis etc., define normas e procedimentos que, após serem divulgados, deverão ser executados por todos os setores/unidades da UFRJ em seu relacionamento com a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), visando que a STIC e a UFRJ estejam em conformidade com as determinações de órgãos governamentais.
Área responsável: Diretoria de Governança

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A Diretoria de Governança, quando solicitada pelo Encarregado da UFRJ nos assuntos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), analisa a viabilidade da solicitação e executa os procedimentos necessários, visando disponibilizar a informação solicitada.
Área responsável: Diretoria de Governança

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A Diretoria de Atendimento e Suporte, após o recebimento de uma solicitação de aumento de capacidade de armazenamento de uma conta de e-mail feita pelo usuário, aumenta o limite máximo de armazenamento definido para a conta de e-mail institucional do usuário, a fim de atender a necessidade do usuário.
Área responsável: Diretoria de Atendimento e Suporte

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A Diretoria de Atendimento e Suporte, após o recebimento de uma solicitação de bloqueio ou desbloqueio de uma conta de e-mail, altera os parâmetros de habilitação e visibilidade de uma conta de e-mail institucional, de modo a garantir a segurança e a correta utilização das contas de e-mail institucional das UFRJ.
Área responsável: Diretoria de Atendimento e Suporte

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A Diretoria de Atendimento e Suporte, após o recebimento de uma solicitação de um usuário, realiza a criação de um alias para uma conta de e-mail institucional, a fim de possibilitar que uma conta de e-mail possa ser referenciada utilizando-se vários identificadores.
Área responsável: Diretoria de Atendimento e Suporte

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A Diretoria de Atendimento e Suporte, após o recebimento de uma solicitação de criação de uma lista de e-mail, adiciona uma lista de e-mail em um domínio, a fim de possibilitar o envio de e-mails para vários usuários de uma maneira mais eficiente.
Área responsável: Diretoria de Atendimento e Suporte

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A Diretoria de Atendimento e Suporte, após o recebimento de uma solicitação formalizada por um usuário, realiza a manutenção de equipamentos atendidos pela DAS, de forma a mantê-los operacionais e disponíveis para os usuários.
Área responsável: Diretoria de Atendimento e Suporte

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A Diretoria de Atendimento e Suporte, após o recebimento de um equipamento periférico, realiza o registro de entradas e saídas de equipamentos e periféricos em estoque , visando controlar a quantidade dos equipamentos e periféricos sob sua responsabilidade.
Área responsável: Diretoria de Atendimento e Suporte

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A Diretoria de Atendimento e Suporte, após o recebimento de uma solicitação de um usuário, realiza o redirecionamento de uma conta de e-mail institucional, a fim de possibilitar que as mensagens de uma conta sejam redirecionadas para uma outra conta de e-mail institucional.
Área responsável: Diretoria de Atendimento e Suporte

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A Diretoria de Atendimento e Suporte, após o recebimento de uma solicitação de um usuário para substituição de um equipamento periférico, realiza o registro de entradas e saídas de equipamentos e periféricos em estoque , visando controlar a quantidade dos equipamentos e periféricos sob sua responsabilidade.
Área responsável: Diretoria de Atendimento e Suporte

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), ao instalar um ativo de rede ou identificar que algum ativo está com o nível de segurança comprometido ou após o recebimento de uma solicitação da Diretoria de Segurança da Informação (SegTIC), realiza as atividades necessárias para implementar e adequar os mecanismos de segurança da rede, visando manter a rede disponível.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), após ocorrência de falha no fornecimento de energia elétrica, realiza as atividades necessárias para acompanhar o restabelecimento da energia e o correto funcionamento dos equipamentos de rede, para manter a rede disponível e seu funcionamento normalizado.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir de solicitação de ativação de ponto de rede, realiza as configurações necessárias nos ativos de rede, visando a ativação gradativa de novas redes.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir da implementação de uma nova rede de usuário ou de gerência, realiza a atribuição de endereço IP a essa rede, visando permitir sua conectividade.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir do recebimento de uma solicitação de bloqueio e liberação de IP e porta, realiza as atividades necessárias visando garantir que a rede não seja afetada se a solicitação for atendida.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir da implementação de uma nova rede ou de mudança de roteamento em rede existente, realiza as configurações necessárias do roteamento estático e dinâmico, para permitir a comunicação entre os ativos de rede.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir do recebimento de uma solicitação, analisa a viabilidade de configurar uma Virtual Private Network (VPN), visando disponibilizar o acesso à VPN e atender a necessidade do usuário.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), quando ocorre uma mudança física ou lógica na rede atual ou uma rede é incorporada, atualiza os repositórios necessários após obter e classificar as informações pertinentes, visando manter atualizada a documentação das redes administradas pela DIR.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir de uma solicitação requerendo que a DIR passe a administrar uma determinada rede, realiza as configurações necessárias para incorporação desta rede, visando o controle e administração das redes sob sua responsabilidade.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir de uma solicitação de instalação de uma rede, realiza as as instalações de equipamentos e configurações necessárias visando que a rede fique disponível.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir do recebimento de uma solicitação de instalação e acesso à rede sem fio, realiza as atividades necessárias visando à instalação e configuração dos equipamentos para que a rede sem fio fique disponível.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), quando um equipamento for instalado em uma rede sob sua administração, realiza as atividades necessárias para que o equipamento fique disponível, visando manter a rede operacional.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir da programação de uma manutenção ou do surgimento de uma manutenção emergencial, realiza a manutenção dos equipamentos de rede, para manter a rede disponível e seu funcionamento normalizado.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), diariamente, monitora o funcionamento da rede, atuando sempre que necessário para disponibilizar serviços de rede que atendam às necessidades dos usuários.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), após receber uma solicitação de um usuário ou constatar um problema utilizando o monitoramento da rede, realiza as atividades necessárias para identificar e corrigir o problema, visando normalizar o funcionamento da rede.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir da identificação de problema de tráfego na rede, realiza as atividades para solucionar o problema ocorrido e otimizar o tráfego, visando manter a rede operacional.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Infraestrutura de Redes (DIR), a partir da identificação de alteração de temperatura nos equipamentos de rede, monitora e analisa a causa dessa alteração e realiza os procedimentos necessários, visando restabelecer a climatização adequada para que a rede esteja disponível e funcionando normalmente.
Área responsável: Diretoria de Infraestrutura de Redes

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A Diretoria de Segurança da Informação (SegTIC), após o recebimento de uma solicitação de avaliação de risco de segurança da informação, realiza as atividades necessárias visando avaliar os ativos da informação, identificar e valorar os riscos, bem como recomendar medidas para contenção dos riscos detectados.
Área responsável: Diretoria de Segurança da Informação

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A Diretoria de Segurança da Informação (SegTIC), após identificar a necessidade de implementação de uma nova funcionalidade, realiza as atividades necessárias visando desenvolver e/ou customizar soluções e ferramentas para apoiar as atividades da SegTIC.
Área responsável: Diretoria de Segurança da Informação

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A Equipe de Governança e Processos (GOPRO) da Diretoria de Segurança da Informação (SegTIC), após o recebimento de uma solicitação de alteração de um procedimento feita pela diretoria da SegTIC, por uma exigência de legislação ou por necessidade de adoção de boas práticas, realiza as atividades necessárias para a elaboração de novas normas e procedimentos, visando documentar e melhorar as ações e procedimentos internos da SegTIC.
Área responsável: Diretoria de Segurança da Informação

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A Diretoria de Segurança da Informação (SegTIC), após o recebimento de uma solicitação de emissão de alerta, elabora e publica uma notificação contendo detalhes sobre o incidente reportado, informando à Comunidade Universitária sobre o acontecimento de um incidente.
Área responsável: Diretoria de Segurança da Informação

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A Diretoria de Segurança da Informação (SegTIC), após o recebimento de um aviso de uma organização parceira ou do sistema de monitoramento de sistemas internos da UFRJ, realiza as atividades necessárias visando corrigir possíveis falhas de segurança. Área responsável: Diretoria de Segurança da Informação

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A equipe TROTI (Time de Resposta, Orientação e Tratamento de Incidentes) da Diretoria de Segurança da Informação (SegTIC), após o recebimento de um chamado relatando a ocorrência de um incidente de segurança, analisa o incidente reportado e realiza as atividades necessárias para aplicar o tratamento mais adequado, visando a mitigação e solução do incidente e o retorno à normalidade.
Área responsável: Diretoria de Segurança da Informação

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A Equipe Ethos da Diretoria de Segurança da Informação (SegTIC), após o recebimento de uma solicitação da diretoria, na recorrência de incidentes ou com a divulgação de editais de cursos para servidores da UFRJ ou de outras esferas públicas, realiza treinamentos ou ações de conscientização visando disseminar as boas práticas de segurança da informação e reduzir a ocorrência de incidentes.
Área responsável: Diretoria de Segurança da Informação

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Programação de Férias

Os servidores da Superintendência de TIC (STIC), a partir do comunicado da Secretaria Administrativa, informam à sua chefia imediata via sistema (SI) Programação de Férias (interno), a data prevista das férias relativas ao ano seguinte, no período de 1º de outubro a 31 de outubro, para sua posterior homologação no SI do Governo Federal.

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