A Superintendência Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (SG-TIC) é o órgão de execução e de assessoramento da estrutura superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Tecnologia da Informação e Comunicação e áreas correlatas, supervisiona as atividades relacionadas a sua área nos Centros Universitários, junto as Superintendências Centrais, e demais unidades acadêmicas, administrativas e assistenciais da UFRJ, e demais localizadas nos campi da UFRJ, e atuará com base nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e com atenção às demandas sociais pautadas pela transparência, simplicidade, compartilhamento de dados e participação e controle social.

Foi criada provisoriamente em 2009, vinculada a Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3), voltada ao atendimento das demandas de soluções e serviços de tecnologia da universidade. Em 2011, a SG-TIC é oficialmente criada, através da Resolução nº 15/2011 do Conselho Universitário, inserindo o órgão no Estatuto da UFRJ. A Superintendência-Geral esteve subordinada à Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6) e, em agosto de 2015, passa a estar subordinada diretamente ao Reitor da UFRJ.

A SG-TIC é órgão seccional do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), cujo órgão central é a Secretaria de Governo Digital, do Ministério de Gestão e Inovação do Serviço Público. Neste âmbito atua em conjunto com órgãos afins e administra as vagas nos cursos ofertados pela Escola Superior de Redes (ESR), vinculada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e atua em conjunto com a RedeRio/Faperj.

Pular para o conteúdo