Responsável por organizar, elaborar e propor as políticas e programas da universidade na área de tecnologia da informação e comunicação.
Contato: superintendencia@tic.ufrj.br

João Graciano Mendonça Filho
Superintendente Geral

Bruno Milet
Superintendente de Infraestrutura

Thiago Reis
Superintendente de Sistemas

Joan Dias
Superintendente de Projetos

Leonardo Nogaroli
Superintendente Administrativo

Fornece soluções de infraestrutura para hospedagem de serviços e sistemas de TI para a Administração Central, Centros e Unidades da UFRJ, a fim de atender as necessidades institucionais no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Daniel Leonardo
Diretor

A Diretoria de Atendimento e Suporte TIC é responsável por coordenar e executar as atividades necessárias para gerenciar a operação dos serviços de TI atuando na resolução de incidentes e atendimentos a requisições de serviços de TI entregando aos usuários estabilidade nos serviços fornecidos pela TIC.

Atualmente a Diretoria de Atendimento e Suporte conta com uma equipe formada por 14 colaboradores localizados nas diversas unidades da UFRJ atuando nos dias úteis das 8h às 17h.

Disponibilizamos três canais de atendimentos para os nossos usuários.
Caso precise de ajuda você poderá utilizar qualquer um destes!
E-mail: atendimento@tic.ufrj.br
Sistema de Chamados: http://suporte.tic.ufrj.br
Telefone: (21) 3938-1827

Celso Junior
Diretor

Responsável pela coordenação do desenvolvimento, implantação, operação e manutenção dos sistemas gerenciais e de informação de interesse da UFRJ, doravante denominados sistemas corporativos. A Divisão é composta por analistas e programadores com diferentes perfis, tais como, Analistas de sistemas, Analistas de Processos de Negócios, DBA e Programadores de desenvolvimento de sistemas responsáveis por manter e desenvolver sistemas sob a sua responsabilidade.

Cassio Ferrari
Diretor

A TeleTIC, diretoria vinculada à Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é responsável pelo planejamento, controle e manutenção do Sistema Telefônico da UFRJ. Além das ações de manutenção corretiva e preventiva, são desenvolvidas análises referentes ao gerenciamento do Sistema Telefônico objetivando, através de arquitetura, orientar a aquisição de novos equipamentos para ampliação e modernização do Sistema Telefônico. Fornece soluções de infraestrutura para hospedagem de serviços e sistemas de TI para a Administração Central, Centros e Unidades da UFRJ, a fim de atender as necessidades institucionais no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Nimai Silva
Diretor

Responsável pelo tratamento dos incidentes, elaborar soluções, demandas de auditoria e implantar sistemas de segurança. Definir padrões para implantação de servidores, firewalls, sistemas de controle de acesso ou qualquer solução tecnológica relevante para o sistema de segurança da informação visando minimizar a incidência e o impacto de qualquer incidente de segurança.

Felipe Ribas
Diretor

Responsável pela coordenação e execução dos serviços de implantação, operação e manutenção dos serviços de dados da UFRJ.

Marcos Ferreira
Diretor

A Divisão de Logística foi criada no ano de 2016 com o objetivo de auxiliar a STIC com suas necessidades de aquisição de serviços, de bens de consumo e permanente.

Autuando os processos das contratações em conformidade com as Instruções Normativas implantadas pelo governo federal a partir do ano de 2008. Atualmente a Divisão de Logística, além de cuidar da aquisição de bens e serviços, também controla o patrimônio e o estoque de ferramentas e equipamentos

Alfredo Roberto (Beto)
Diretor

A Diretoria de TIC-Macaé é uma unidade da SuperTIC (Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação) responsável pela coordenação dos serviços de tecnologia da informação do Campus Macaé, composto pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ e o Polo Universitário. Além de atuar nestas unidades, as equipes atendem também as demandas de outras unidades da UFRJ espalhadas pela cidade de Macaé, sendo ao todo, 9 unidades acadêmicas e de pesquisa. As equipes da TIC são formadas por Técnicos e Analistas. Sua missão é garantir a toda comunidade acadêmica, qualidade na conectividade à internet, suporte técnico aos computadores e equipamentos de TIC em geral, bem como o desenvolvimento de sistemas que visam apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão de toda a UFRJ.

Adriano Neves de Souza
Diretor

Patrick Helder Alvarenga Belem
Desenvolvimento de Sistemas

Emanuel Victor Gotardo
Infraestrutura de Redes e Servidores