As universidades públicas, buscando acompanhar as transformações da sociedade em que está inserida, não poderiam deixar de adotar tecnologias em seu ambiente, correndo o risco de ficarem para trás em relação às suas
semelhantes.
As tecnologias da informação surgem para melhorar a gestão do conhecimento e da
informação na Universidade Pública. Elas buscam aumentar a eficiência, tanto das suas atividades meio, administrativas, como fins, no ensino, pesquisa e extensão, trazendo benefícios para toda a comunidade acadêmica, alunos, professores e técnico-administrativos,
atingindo também a comunidade externa em alguns serviços. Segundo Bianchi et al, “a tecnologia de informação e Comunicação (TIC) é um dos componentes mais extraordinários do ambiente organizacional. Sua utilização pode ser vista tanto em nível estratégico e tático como operacional das Universidades”.
A TIC UFRJ tem como missão planejar e gerir toda a estratégia e política de TIC, além de dar suporte a manutenção às atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisa. Buscando alinhar as estratégias de tecnologia da informação com as estratégias institucionais, a TIC elaborou, em 2021 o seu primeiro PDTIC a fim de prover a instituição de uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão de recursos.