No dia quatro de dezembro, aconteceu o Aquecimento CAOS 2026, evento preparatório da próxima Conferência Anual Orientada à Segurança (CAOS), que acontecerá em 2026.
Realizada desde 2015, a CAOS consolidou-se como uma ação de extensão universitária comprometida com a promoção do conhecimento e com a conscientização da comunidade universitária e do público externo sobre os desafios e as boas práticas relacionadas à proteção de dados e à segurança digital.
É um evento idealizado para promover a disseminação da cultura de segurança da informação no ambiente universitário e na sociedade em geral.
Atualmente, a CAOS integra o Programa de Conscientização em Segurança da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma iniciativa da Superintendência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (SG-TIC), por meio da Divisão de Segurança da Informação (DIVSEG).
A cada edição, a conferência se renova ao abordar temáticas atuais, que refletem os principais riscos, tendências e debates da área.
Neste ano, o Aquecimento CAOS 2026 contou com as participações de Gabriel Caldas, professor do Instituto de Computação da UFRJ, que apresentou a palestra: “O Elo Mais Fraco: Engenharia Social e Cultura de Segurança”, e de Ivan Benevides, líder dos times de resposta a incidentes e SOC no CAIS – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com a palestra: “Do caos ao CAIS: Gestão e planejamento para prevenção de incidentes”.
O Aquecimento CAOS 2026 foi transmitido ao vivo pelo canal da SG-TIC/UFRJ no EduPlay.
Na foto: Ana Maria Ribeiro, Superintendente-Geral de TIC da UFRJ, Lilian Chagas (Diretora da DIVSEG e Coordenadora adjunta da CAOS), Roberta Bordalo (Coordenadora da CAOS), Patricia do Amaral Gurgel (Coordenadora adjunta da CAOS), Rynaldo Rosa e Leandro da Silva, da DIVSEG, Gabriel Caldas, professor do Instituto de Computação da UFRJ e Ivan Benevides, líder dos times de resposta a incidentes e SOC no CAIS – RNP.
A UFRJ reforça, ao promover a Conferência Anual Orientada à Segurança, seu compromisso com a responsabilidade social e acadêmica, e contribui para a construção de um ambiente digital mais seguro, ético e preparado para as transformações da era da informação.
Informações completas do CAOS podem ser encontradas em: https://seguranca.tic.ufrj.br/caos/
Superintendência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação
Universidade Federal do Rio de Janeiro