A governança de TI define quem tem a autoridade para tomar decisões, determina a responsabilidade pelas ações e propõe a forma como o desempenho de TI será avaliado. Assim como o ITIL, o COBIT propõem normas e padrões para a instituição da governança de TI em nossas empresas.
COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um framework de gerenciamento de TI concebido pela ISACA.
A implementação do COBIT traz benefícios para a organização como um todo, tais como:
Maior entendimento entre as partes envolvidas: o COBIT cria uma linguagem em comum para ser usada por gerentes, executivos e profissionais de TI. A comunicação interna vê grandes melhorias com o framework, que otimiza reuniões e avaliação de resultados.
Aumento na eficiência da área de TI: o COBIT permite a otimização constante de processos internos, de acordo com as necessidades da organização. Ou seja, quando práticas não trazem bons resultados de negócio, elas podem ser substituídas ou modificadas;
Otimização de investimentos em TI: o COBIT ajuda gestores a terem uma visão mais ampla do negócio, além de ser uma ferramenta para identificar lacunas, melhorias e vulnerabilidades;
Maior segurança da informação: a adoção das rotinas e boas práticas estabelecidas pelo COBIT diminui os ricos de vazamento de dados.