Documentos

No tutorial de hoje iremos abordar os principais mecanismos de acesso aos sistemas geridos pela TIC UFRJ. A maioria dos sistemas é acessado via CAS ou via LDAP, mas também existem alguns sistemas acadêmicos que utilizam cadastro próprio.

Acesso Via CAS

Acesse a página intranet.ufrj.br;

Realize seu cadastro em “Primeiro Acesso”;

Preencha os dados solicitados e clique em “Cadastrar”;

Ao fazer o login na Intranet você poderá ter acesso a diversos sistemas, tais como:

Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA);

Sistemas de Pessoal (SISPessoal);
Comunidade Acadêmica Federada – CAFe ( acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, EBESCOHOST e Serviços RNP ); dentre outros.

Acesso Via LDAP

Acesse a página https://cadldap.tic.ufrj.br/;
realize seu cadastro em “Cadastre-se”;
escolha uma das opções: “Como servidor/ aluno” ou “Como colaborador”;
Caso seja Servidor ou aluno, será necessário fazer a autenticação na Intranet, se for colaborador será necessário receber um convite de algum servidor/aluno;

Após realizar seu cadastro, você poderá ter acesso a diversos serviços, tais como acesso ao sistema SEI! e Chat da TIC.